Abertura oficial do XXI Congresso APA de Ovos 2024: uma noite marcada por grandes homenagens
Com a participação de inúmeras autoridades setoriais, políticos e empresários do setor a solenidade foi iniciada com a palestra do consultor Evaristo Eduardo de Miranda
Ribeirão de Preto, 14 de março de 2024 – Grandes nomes do setor marcaram presença na aguardada solenidade de abertura do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024. A cerimônia que aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Ribeirão Preto na noite do dia 12 março também serviu de espaço para homenagens a grandes nomes da avícola postura nacional e internacional.
Antes da abertura os participantes conferiram a palestra magistral ministrada pelo professor, pesquisador, escritor e consultor referência internacional Evaristo Eduardo De Miranda, que compartilhou suas experiências e visões sobre a força e diferencias que fazem o agronegócio brasileiro uma locomotiva econômica e sustentável em fina sintonia às tendências ambientais.
“A indústria de produção de ovos do Brasil é um exemplo de segmento econômico que pelo uso de tecnologias foi capaz de elevar a quantidade, qualidade e o consumo de ovos ao longo dos últimos anos”, mencionou. (confira aqui a palestra completa imagens e vídeos).
Rogerio Iuspa, profissional referência no mercado, deu as boas-vindas para a autoridades e iniciou a apresentação das autoridades que compuseram a mesa de abertura. Entre os destaques da tribuna estiveram: Érico Antonio Pozzer (Presidente da APA, entidade organizadora do congresso), Erasmo Berger (Presidente do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024, Guilherme Campos (Superintendente da Agricultura do Estado de São Paulo), Luis Henrique Barrochello (Coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, representando o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo), Alessandro Hirata (Secretário da Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão Preto, representando o prefeito Duarte Nogueira), Gustavo Shimizu Nagai (Vice-Presidente da Associação Paulista de Avicultura), Ricardo Santin (Presidente da ABPA e Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil), Ariel Antonio Mendes (Presidente da Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícolas - FACTA), Roberto Kaefer (Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte – APINCO e Presidente do Sindiavipar), Ariovaldo Zani (Vice-Presidente Executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal - SINDIRAÇÕES) entre outros.
Após o Hino Nacional ao som do acordeom sanfona, o presidente da APA se dirigiu ao púlpito e destacou o valor do congresso para o desenvolvimento sustentável da produção de ovos do Brasil e a necessidade da organização estratégica setorial para uma comunicação inclusiva e proativa. “Contamos com nomes de expressão no nosso meio, a exemplo do nosso convidado da palestra magistral entre outros profissionais de expressão, capazes de contribuir para um alinhamento estratégico para um diálogo atraente e eficiente embasado em dados que sustentam tal grandeza e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, a nossa importância na produção alimentos seguros e saudáveis para o mundo”, incluiu.
Ricardo Santin, Érico Pozzer, Elenita Monteiro e Erasmo Berger foram os homenageados pela Comissão Organizadora do congresso. “O primeiro homenageado foi Ricardo Santin pelo árduo empenho e dedicação na presidência da ABPA. Na sequência o Presidente da APA Érico Pozzer por sua dedicação para o desenvolvimento político-setorial, colocando toda a sua experiência profissional à serviço da avicultura paulista, grande polo produtivo nacional. Já a jornalista Elenita Monteiro da revista A Hora do Ovo, uma singela lembrança em função da comemoração do seu aniversário no mesmo dia do cerimonial. E por fim Erasmo Berger pelo seu histórico de contribuição na avicultura capixaba nesse ato representando todos os produtores de ovos do país”, encerrou Rogerio Iuspa.
Confira as empresas patrocinadoras do XXI Congresso de Produção de Comercialização de Ovos – APA edição de 2024: ADM, Aleris, Agroceres Multimix, Amicil, Artabas, Biocamp, Big Dutchman, Boehringer Ingelheim, Ceva Saúde Animal, CHR Hansen, DSM, Dietaxion, Elanco, FairFeed, Fujikura Genetics, GI-OVO, Hendrix, Hidrodomi, Ilender, Inata, Kilbra, Lanxess, Lohmann, MCassab, Mercoaves, MRE, MSD Saúde Animal, Novus, Pancosma, Phibro, Planalto, Plumagen, Poly Sell, Salus, SAN Group, Tacto, Trouw Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vaxxinova, Vidara, Yamasa, Zinpro e Zoetis.
Sobre APA - Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura (APA) representa e apoia a avicultura industrial paulista, região que atualmente é responsável pela produção de 22,2 bilhões de ovos e 11 milhões de toneladas de carne de frango por ano. Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de grande representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista através de serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor. Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como: genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista. Acesse: www.apa.com.br