Comissão Científica promoveu a entrega dos quatros Trabalhos Científicos premiados no XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024
Ribeirão Preto, 19 de março de 2024 - O XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos selecionou no ano de 2024, 75 trabalhos científicos, distribuídos entre as áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas, para publicação nos anais do evento e apresentação em formato de pôster durante o congresso.
A classificação dos trabalhos foi realizada por uma equipe de aproximadamente 40 profissionais da área, os quais avaliaram os resumos recebidos quanto à importância para a área, ao atendimento às normas estabelecidas e principalmente ao conteúdo do trabalho científico, com relação à introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão.
“Após uma criteriosa avaliação, quatro trabalhos, um de cada área, foram selecionados para receber o prêmio de melhores trabalhos do congresso no ano de 2024. Os autores foram contemplados com a importância de um salário-mínimo, além de uma placa de reconhecimento pelo estudo desenvolvido”, comentou a Profª Drª. Sarah Sgavioli, membro da comissão do congresso e responsável pela coordenação dos Trabalhos Científicos desta edição.
No dia 13 de março no Centro de Convenções de Ribeiro Preto aconteceu a premiação dos trabalhos de outras áreas e sanidade, sendo eles:
- Outras áreas: Biofilmes proteicos para manutenção da qualidade interna de ovos caipiras armazenados em temperatura ambiente, com o autor principal Felipe Dilelis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
- Sanidade: Deleção do gene mgtC em Salmonella Gallinarum resulta em progressão retardada do Tifo Aviário, com a autora principal Viviane Amorim Ferreira da UNESP Jaboticabal.
“Ambos os estudos possuem importância na produção e comercialização de ovos de galinhas poedeiras, o de manejo por ter desenvolvido um biofilme proteico com base em ervilha, como solução viável para a manutenção da qualidade interna de ovos armazenados em temperatura ambiente, tendo como benefícios ser biodegradável e sustentável. E o de sanidade por ter descoberto que a ausência do gene mgtC em Salmonella Gallinarum biovar Gallinarum que atrasa a patogênese e mortalidade do Tifo Aviário, levando a infecções menos agudas”, completou a responsável.
Já no dia 14 de março foram premiados os trabalhos de nutrição e manejo, sendo eles:
- Nutrição: Modelos não-lineares de efeito misto para predição das exigências de energia metabolizável e líquida em galinhas poedeiras na fase de postura, com o autor principal Raully Lucas Silva da Unesp de Jaboticabal.
- Manejo: Programa de luz e forma física da ração pré-inicial sobre o desempenho de pintainhas até 35 dias de idade, com o autor principal Ednardo Rodrigues Freitas da Universidade Federal do Ceará.
Segundo a Dra. Sarah, os trabalhos apresentaram resultados promissores para a cadeia de produção de ovos de galinhas poedeiras, o de nutrição, por apresentar modelos não lineares de efeito mistos com um ajuste adequado e baixo viés nas estimativas da utilização da energia consumida pelas aves e assim, estimar as exigências de energia metabolizável e líquida de uma maneira mais acurada.
“E o de manejo, por determinar que o programa de luz intermitente de 1 a 35 dias de idade para aves leve não afeta o desempenho, enquanto, para as aves semipesadas reduz o desempenho e, além disso, que o uso de ração pré-inicial peletizada favorece o desempenho de pintainhas leves e semipesadas, independente do programa de luz”, explicou Sarah.
O XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024 foi realizado de 11 a 14 de março no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, organizando pela Associação Paulista de Avicultura (APA) e apoio da Coordenadoria de defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), e a cada edição destaca a importância de apresentar e premiar os trabalhos científicos desenvolvidos, como forma de estimular e reconhecer a valiosa contribuição destes para o crescimento do setor de postura comercial.
Confira as empresas patrocinadoras do XXI Congresso de Produção de Comercialização de Ovos – APA edição de 2024: ADM, Aleris, Agroceres Multimix, Amicil, Artabas, Biocamp, Big Dutchman, Boehringer Ingelheim, Ceva Saúde Animal, CHR Hansen, DSM, Dietaxion, Elanco, FairFeed, Fujikura Genetics, GI-OVO, Hendrix, Hidrodomi, Ilender, Inata, Kilbra, Lanxess, Lohmann, MCassab, Mercoaves, MRE, MSD Saúde Animal, Novus, Pancosma, Phibro, Planalto, Plumagen, Poly Sell, Salus, SAN Group, Tacto, Trouw Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vaxxinova, Vidara, Yamasa, Zinpro e Zoetis.
Sobre APA - Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura (APA) representa e apoia a avicultura industrial paulista, região que atualmente é responsável pela produção de 22,2 bilhões de ovos e 11 milhões de toneladas de carne de frango por ano. Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de grande representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista através de serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor. Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como: genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista. Acesse: www.apa.com.br